sábado, 13 de abril de 2013

Situação Social e econômica da comunidade Parceira.

                             

                  

        A comunidade tem seu entorno com áreas de cultivo de soja e arroz e fazendas de criação de gado, nos assentamentos  a agricultura familiar. Na  Vila Pampeiro a maioria  é de trabalhadores rurais, contrados para as plantio e colheita de lavoura, aposentados e pensionistas, beneficiários do bolsa família e trabalhadores eventuais (bicos).
              Dados fornecidos pela Emater e pela pesquisa Sócio Antropológica da Escola no ano de 2012. 
Em grande maioria possuem um bom relacionamento, a maioria é cristã  e 4% não professa nenhuma crença. A satisfação com o trabalho que realizam está empatado  com a insatisfação, a relação das famílias com a Escola é boa. Os serviços básicos de iluminação  em suas residências é bom a maioria possui luz elétrica e os moradores da vila água potável do D.A.E. com tubulação em suas residências, o serviço de telefonia móvel  não é  bom. O lixo em sua maioria é queimado,  a maioria das famílias declarou  fazer  quatro refeições diárias, o acesso a saúde é pelo SUS uma minoria tem outros planos, a escolaridade de primeiro ao quarto ano é de  20% de  quinto ao oitava série  70%  e com  ensino superior ou cursando 1% o restante são de analfabetos  ou que não declararam sua escolaridade. Existe transporte até a cidade para estudantes do ensino médio.
 Na vila  maioria das casa é de madeira, sem pintura sem ornamentação, sem preocupação com  a estética ou de torná-las agradáveis.  Com exceções existem casas bem cuidadas e ajardinadas, poucos na vila tem horta em seus quintais, não existe a preocupação com o plantio de árvores frutíferas,    muitos tem porcos galinhas e outros animais de pequeno porte. As compras são realizadas em pequenos armazéns e na cidade.
       Nas reuniões da escola poucos pais comparecem, quando da ocasião de reunião tem  que se promover outro evento  para garantir presença. Poucos pais acompanham seus filhos nas tarefas escolares,  isso se manifesta no rendimento dos alunos. O que se percebe são adultos e jovens apáticos  e desmotivados   diante de novas alternativas de vida e trabalho, quanto a comunidade dos assentamentos é  apresenta maior dinamismo aberta a novas práticas de agricultura e criação.
          

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